A Comissão de Planejamento de Nova Iorque aprovou por unanimidade a construção do 550 Madison Garden, projetado pelo escritório norueguês Snøhetta. O projeto que busca reinventar este espaço público recebeu recentemente aprovação pelo Conselho Comunitário de Manhattan.
O projeto do Snøhetta para este espaço público "repensa a área como um amplo jardim com densa vegetação". O 550 Madison, projetado por Philip Johnson e John Burgee, foi construído originalmente em 1984. O edifício pós-moderno, adquirido pelo Grupo Olayan em 2016, passará por reformas, adaptando seus interiores às necessidades de uma torre de escritórios atual. O projeto, que tem previsão de inauguração para este ano, receberá as certificações LEED Platinum e WELL Gold.
A ideia de Philip Johnson e John Burgee para o 550 Madison era criar não apenas um edifício corporativo único, mas um equipamento comunitário digno e atraente, com um espaço público convidativo. O Snøhetta está reinterpretando esta visão para o espaço aberto com um novo jardim público que tornará East Midtown um lugar ainda mais vibrante. - Erik Horvat, Diretor Administrativo de Imóveis da Olayan America.
Incorporando o peso comunitário de um espaço público de propriedade privada (privately-owned public space - POPS) na cidade de Nova Iorque, a transformação “convida as pessoas a desacelerar, permanecer e se conectar umas com as outras e com os arredores”. O amplo jardim foi redesenhado para conectar o edifício a outros POPS vizinhos e às ruas de East Midtown.
Os espaços públicos de propriedade privada são um elemento crítico do domínio público da cidade de Nova Iorque. A vida urbana prospera dentro e ao redor de espaços que nos permitem conectar uns com os outros e com a natureza [...] Além disso, precisamos aproveitar ao máximo os espaços que já temos e reconhecer que eles fazem parte de uma rede que contribui para a subsistência da cidade. Estamos muito felizes por fazer parte da renovação do futuro deste lugar.
-- Michelle Delk, Sócio e Diretor de Paisagismo do Snøhetta.
O projeto paisagístico segue a topografia natural do local, elevando-se à medida que se aproxima da porção oeste do jardim, destacando a sensação de imersão e oferecendo espaços subterrâneos para a infraestrutura de serviço da torre. Um jardim que responde às mudanças de estação, esse habitat urbano também abrigará uma grande variedade de pássaros, borboletas e outros insetos polinizadores essenciais para a manutenção do ecossistema.
- Arquitetura: Snøhetta
- Projeto executivo: AAI
- Paisagismo: SiteWorks
- Hortas: Phyto
- Incorporadoras: The Olayan Group, RXR Realty, Chelsfield